quarta-feira, 25 de março de 2009

Vanguart lança dvd hoje a noite



Uma das bandas mais interessantes das surgidas do cenário da música independente brasileira é a Vanguart. A banda folk matogrossense canta em inglês, espanhol e português, fala de amor de maneira bem particular e só acredita no semáforo, tem um álbum lançado de maneira independente, o Vanguart, de 2007. Foi o único da banda na independência, pois em outubro do ano passado eles assinaram a Universal Music.

Mas a sonoridade, as composições, a qualidade, as ideias, continuam as mesmas. E isso poderá ser comprovado na noite de hoje no Multishow Registro da banda, um show que vai virar cd e dvd. Gravado em 11 de dezembro de 2008, o programa conta com participações de Luis Carlini, Arthur de Faria, do Quarteto de Cordas de Campinas e de Mallu Magalhães, que bebe na mesma fonte do folk do Vanguart.


Ano passado este que vos bloga entrevistou a banda na semana que eles assinaram o contrato com a Universal. Já que hoje é dia do lançamento do dvd, vamos a esta entrevista. As perguntas foram respondidas por Hélio Flanders, num dia de tarde de sol, muito calor e muita gente envolta, inclusive a banda toda. Foi bem divertido e o papo rendeu:

Sobre a música semáforo "a música não tem nada a ver com semáforo, a música fala muito mais em você não acreditar em muita coisa, não ter nada pra acreditar além de coisas reais e nas verdades absolutas da vida, como um semáforo, um relógio, um avião".

Sobre o flerte com da banda com a américa latina, que tem parte de suas músicas em espanhol: "eu morei na Bolívia, naturalmente eu aprendi o espanhol malandro, de rua. É de lá, foram meses muito fodas que eu passei lá, me inspiraram muito. O Vanguart, a ideia dele, veio da Bolívia. O flerte com a américa do sul vem desde o Belchior. A gente em Cuiabá está mais próxima da fronteira, da Bolívia, a gente sente uma conexão muito forte mesmo. Aqui a gente está muito longe da américa do sul, lá a duas horas de carro estamos na fronteira com a Bolívia".

Agora que vocês assinaram com a gravadora o que muda exatamente para vocês?
(Antes da resposta, um adendo: pra muita gente assinar deixar de ser independente para assinar contrato com uma gravadora pode ser algo até mesmo muito ruim, por isso considerações sobre o assunto são extremamente importantes)
Cara, muda que a gente vai ter um orçamento para aplicar nos nossos produtos. A gente vai poder gravar um dinheiro da gravadora para pagar um estúdio foda e ficar dois meses lá gravando. Porra, um luxo isso, sabe. Sempre a gente gravou disco com Lei de Incentivo a Cultura, o Douglas produzia os singles em casa e hoje a gente vai ter esse apoio. No outro sentido não mudou nada, a gente foi pro Rio de Janeiro, assinou o papel, estourou um champanhe, a gente bebeu, voltou pra casa, tivemos que pagar o táxi do mesmo jeito".

Sobre o dvd da Multishow(imagem do show acima): "É nosso show ao vivo, que a gente vem executando, com algumas coisas especiais, quatro músicas inéditas, uma música do Caymmi, que a gente vai gravar. E a gente vai ter uma grana pra investir no show, isso significa finalmente poder chamar um quarteto de cordas pra tocar, fazer um projetor legal, pagar alguém pra fazer direção de vídeo, ter um iluminador. Coisas que você sozinho não tem como, isso é a parte boa de uma gravadora".

Helio Flanders foi apontado pela Senhor F como "a maior voz do rock brasileiro atual", perguntei o que ele achava disso: " Eu acho que finalmente eles reconheceram meu talento(muitos risos de todos ao redor). Cara, essa cena independente eles esqueceram que você pode cantar, entendeu? Eu ouço as gravações ao vivo que a gente faz, eu deprimente, acho horrível, canto muito mal, estúdio acho que eu consigo enganar bem. O pessoal me conhece há quatro anos atrás eu cantava muito mal, muito mal mesmo, era tosco. Hoje eu até passo! É questão das pesssoas se dedicarem e se precocupar, ter capricho".

O show é hoje e vai contar, entre outras, com Semáforo:

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

recomendo

dstaques do highpop

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger

   Customizado por Humor Sem Cortes!.

Topo