quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Primeira demostração de poder da mídia


Em 1938, no mesmo dia de hoje nos Estados Unidos os americanos acreditaram que o mundo estava sendo invadido por ETs e sem nenhum aviso prévio, como o feito esse ano pela Blosson Chilhood. Orson Wells, diretor de Cidadão Kane, apresentava um programa de rádio na rádio CBS dos EUA. Naquela edição Wells preparou uma representação do livro A Guerra dos Mundos de H.G. Wells. O livro narra um ataque de marcianos na Inglaterra.
O programa teve roteiro adaptado por Howard Kock, de Casablanca, e foi tão bem produzido que os americanos acreditaram de verdade no narrado. Wells relatava que os ets aterrizavam em Grover's Mills, em Nova Jersey para depois atacar com raios e gases mortais toda a cidade de Nova York. No meio da narração boletins de notícias e efeitos sonoros contribuíram para que a história ficasse tão real ao ponto das pessoas acreditarem e se desesperarem.
Teve gente que fugiu de casa, a rede telefônica ficou congestionada, outros saiam às ruas sem saber o que estavam fazendo. De nada adiantou o começo do programa, que alertava que o que seria apresentado era apenas uma adaptação de um livro.
Foi a primeira demonstração concreta em toda a história de todo o poder que a mídia pode exercer sobre as pessoas. Hoje isso á facilmente comprovável em menores proporções por aí. A internet, claro só veio para potencializar os fatos. Vide o próprio caso em que se esperava a visita dos ets dia 14 último.
Outros casos, associadando a mídia oficial, com a internet, como os casos Isabella e Elloá mostram como a internet e a mídia tem o poder de mobilizar as pessoas. Sempre destacando que num sentido totalmente diferente do que aconteceu em 1938. Não confunda as coisas.
Fica o exemplo, a lembrança, entrou para a história.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

recomendo

dstaques do highpop

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger

   Customizado por Humor Sem Cortes!.

Topo