sábado, 18 de outubro de 2008

Outro problema do jornalismo


O jornalismo brasileiro passa por outro problema, além do relatado logo abaixo. Mas esse é em decorrência também de uma necessidade das pessoas. Todo mundo precisa muito de ficção, a vida está cada vez mais se confundindo com a arte. As pessoas têm vidas muito sofridas ou mesmo têm essa necessidade de ter o contato com uma espécie de novela constante. Na falta de um Big Brother ou do caso Isabella, nada melhor que falar da Eloá(foto acima, de arquivo pessoal, que eu peguei na Folhaonline), a menina sequestrada pelo namorado. Os problemas começam quando o jornalismo começa a cobrir o caso de maneira exagerada... Os jornalistas usam da necessidade das pessoas pra poder entrar em suas vidas, ganhar sua audiência, penetrar onde não são chamados. O resultado disso tudo pode ser resumido assim:

Para professor da USP, Rede TV! poderia ter concessão cassada
O professor da pós-graduação em Jornalismo da ECA-USP, da Cásper Líbero e autor do livro "Vozes de Londres: Memórias Brasileiras da BBC", Laurindo Leal Filho, diz que a Rede TV! poderia ter sua concessão cassada, por conta da transmissão ao vivo de uma entrevista com o jovem Lindemberg Fernandes Alves, que mantém a ex-namorada refém em São Paulo. “Acompanhei a transmissão da Rede TV! (quarta-feira, dia 15/10). A emissora poderia ter sua concessão cassada”, disse o professor.

Laurindo Leal Filho não acompanhou a transmissão da entrevista nas outras emissoras, mas acredita que, de qualquer modo, fizeram uma “intervenção ilegal”. “Na hora do crime, não se entrevista um criminoso. Ali, a intervenção deveria ser do Estado, da Polícia. As emissoras fizeram uma intervenção indevida”, afirmou.

Para o ouvidor-geral da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), que administra a TV Brasil, as emissoras que fizeram entrevista com o seqüestrador agiram de forma inconstitucional. “Cabe a uma emissora que tem concessão pública atuar de forma a informar, entreter e educar a população, como está na Constituição. As emissoras saíram da informação e passaram a interferir”.

Laurindo Leal Filho afirma que o Ministério Público poderia entrar com uma representação contra as emissoras, alegando que elas feriram um dispositivo constitucional, o artigo 221, que determina:

"A produção e a programação das emissoras de rádio e televisão atenderão aos seguintes princípios:
I - preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas;II - promoção da cultura nacional e regional e estímulo à produção independente que objetive sua divulgação;III - regionalização da produção cultural, artística e jornalística, conforme percentuais estabelecidos em lei;IV - respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família.”

Além disso olha quem mais poderia ter falado com o cara no telefone?

Com o feito, o programa A Tarde É Sua ficou por vários momentos em segundo lugar na audiência, empatando com Record e SBT, com média de 5 pontos.

A apresentadora (Sonia Abrão) falou, por telefone, com o seqüestrador e a vítima, que está em cativeiro desde a tarde de segunda-feira. A produção do programa de Sônia conseguiu o número do telefone celular do rapaz, através dos próprios familiares dele. (...)

Durante a conversa, Lindenberg contou a Sônia como está se sentindo e falou da conversa que teve com a ex-namorada Eloah, sobre o relacionamento do casal. Ele ainda garantiu que libertaria a moça. E deixou claro que está com medo de ser baleado pela polícia, na hora de se entregar. Por isso, pediu que a polícia o faça se sentir seguro. (...)

Com o feito, o programa A Tarde É Sua ficou por vários momentos em segundo lugar na audiência, empatando com Record e SBT, com média de 5 pontos.

Pra ler na íntegra clique aqui.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

recomendo

dstaques do highpop

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger

   Customizado por Humor Sem Cortes!.

Topo