domingo, 5 de abril de 2009

15 anos sem Kurt Cobain

*A seguir, um post com fragmentos de ideias sobre Kurt Cobain.

Todo mundo tem um tempo limitado na vida, sabemos que hora ou outra vamos morrer e pronto. a vida é assim, não tem o que fazer. Mas algumas pessoas parecem ter um tempo limitadíssimo na vida, daqueles que aparentam que vão morrer logo, cedo, que estão cumprindo rapidamente seu papel na Terra.

Pelo que se pode ler, ouvir e ver de Kurt Cobain, ele é um desses caras. Kurt era um cara extremamente criativo, produzia ou pensava a todo momento em alguma coisa muiton bacana, muito útil, interessante. Muito do que ele fez acabou virando arte de alguma forma, seja em desenhos, textos ou no que fez de mais evidente, na música.

Kurt Cobain foi o último grande novo rock star. Ele tinha pose, jeito e o mais importante atitude de rockstar, isso tudo sem nem mesmo pensar em ser rockstar. Depois dele talvez Thom Yorke e/ou Jack White cheguem próximos de uma imagem semelhante como a representada por Kurt Cobain.

Me lembro de uma vez quando vi João Gordo falar de Kurt Cobain na MTV. Ele contou que conversou com o cara no dia de sua apresentação no Brasil, no Hollywood Rock, em 1993, show que foi transmitido ao vivo pela TV Globo. Em certo momento João Gordo disse do que se trata va o tal Hollywood no nome do festival, que seria nada mais que uma referência a marca de cigarros e não a cidade americana. Kurt ficou muito puto por estar participando de um festival como esse e por isso resolveu tocar o puteiro na apresentação. Está tudo registrado, quando ele quebrou todos os instrumentos, cuspiu na camera da Globo e se não me engano até toco algumas músicas muito mal.



Outro cara que encontrou com Kurt Cobain foi Zeca Camargo. Ele entrevistou o Kurt, depois de tomar um chá de cadeira de horas e horas e horas. Mas o papo vale muito. Foi nessa entrevista que Kurt mostrou um disco dos Mutantes pro Zeca e perguntou onde ele poderia conseguir mais daqueles. Numa que Os Mutante estavam meio esquecidos na indústria cultural. Inclusive Kurt foi um dos que motivou essa volta das atenções dadas aos Mutantes. A entrevista dele está aqui em cima, foi feita na época par a MTV.

O lançamento de Nevermind foi o que chamou a atenção do mundo para o Nirvana, embora a banda tenha lançado antes, em 1989, o álbum Bleach. Uma boa descrição para este trabalho do Kurt Cobain encontrei numa biografia de Kurt na Rockwave: "a banda conquistou o mundo todo com o disco "Nevermind", um disco ostensivamente verdadeiro, sincero e brutla num mundo em que tudo nele era de plástico.



Pra quem não sabe a morte de Kurt Cobain é uma coisa muito controversa. Ele foi encontrado pela polícia dia 8 de abril de 1994 em sua casa. Disseram que foi suicídio, mas existe uma teoria de que a esposa de Kurt, Courtney Love, teria tramado o assassinato do cara. Ainda hoje nada disso foi provado, mas a dúvida fica no ar, claro. Impossível não duvidar dessas malucas esposas de rockstars. Tem até mesmo um filme, selecionado para o festival de Sundance, Kurt and Courtney, que levanta essa teoria. Acima a notícia da morte dele na CNN.



Mesmo assim, pela personalidade e o tanto que o rapaz era soturno, é muito possível que ele tenha se suicidado, ainda mais se pensar em todos os problemas de vida de Kurt e do "flerte" que ele tinha com remédios, drogas e outras coisas típicas de um suicida. Acima Kurt falando sobre suicídio.



Talvez o registro mais belo d'O Nirvana seja o Acústico MTV da banda, gravado em 1993, um pouco antes da morte de Kurt. Depois da morte de Kurt, o programa foi lançado em cd postumamente. Acima o vídeo do ensaio de Come As you Are para o acústico.

E o post mais legal do dia sobre os 15 anos da morte do Kurt foi feito pelo Lúcio Ribeiro, pode entrar por aqui.

*Este que vos bloga percebeu, em certo momento, que não tinha mais como organizar o post, que faria mais sentido deixar todas as ideias jogadas.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

recomendo

dstaques do highpop

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger

   Customizado por Humor Sem Cortes!.

Topo