terça-feira, 28 de abril de 2009

O nome da gripe suina

Acabei de ver uma entrevista com o assessor de imprensa da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (ABIPECS), que eu esqueci o nome(ok, deveria ter marcado, já que queria fazer um post, desculpa a falha, assim que possível coloco aqui). A associação pede para a OMS mudar o nome da doença para gripe norte-americana.

Os produtores temem que a doença diminua o consumo de carne suína no Brasil e no mundo, já que com esse nome as pessoas associam a doença ao consumo de carne de porco, como acontecia com a gripe do frango. Entretanto, a transmissão da gripe suína acontece entre humanos, o consumo de carne de porco não está prejudicado. Vale lembrar que carne de porco cozida a 72ºC mata todos os vírus e bactérias e propicia o consumo da carne normalmente.

O assessor, destaca que só no Brasil um milhão de pessoas estão por trás da produção de carne de porco e que a produção de carne de porco no Brasil é feita com estremo cuidado e higienização.

Notícia em O Globo destaca ofício da ABIPECS enviado esta manhã para a direção geral da OMS pedindo mudanças no nome da chamada gripe suína, destacando a produção de carne de porco em todo o mundo. O ofício pede a mudança do nome para gripe mexicana, já que a gripe surgiu no México, assim como aconteceu com a gripe espanhola.

Lendo tudo isso duas coisas são certas, aconteça o que acontecer o consumo de carne de porco vai diminuir e a gripe não vai mudar de nome. Pode até mudar, mas todo mundo vai saber que se trata da gripe suína.

*Tenho a impressão de que este blog vai se tornar o "blog da gripe suína", para os próximos dias. Aliás, será que ninguém pensou em fazer um blog só para colocar as notícias da gripe suína?

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

recomendo

dstaques do highpop

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger

   Customizado por Humor Sem Cortes!.

Topo