quarta-feira, 22 de abril de 2009

Twitter, blog e You Tube do presidente Lula


Cada vez mais o twitter se mostra uma ferramenta fantástica de troca de informações entre as pessoas. O que aparentemente seria algo inútil (por que saber o que as pessoas estão fazendo?), acabou se transformando com o seu uso. Muitas vezes as informações são dadas enquanto os fatos acontecem, no durante, sem esperar acontecer para depois virar notícia, assunto.

Aos poucos o aumento do número de pessoas no site e a adesão de pessoas formadoras de opinião, celebridades e políticos dão maior importância para o site. No momento, o interesse da mídia no twitter também é muito grande, vide reportagens nas principais revistas, jornais, portais e programas de TV do país. Esse interesse é aumentado graças a ações como a corrida de um milhão de seguidores travada entre CNN e Asthon Kutcher.


Um dos destaques do twitter mundial é o presidente Barack Obama, que usou dessa ferramenta e das demais redes sociais disponíveis para alavancar sua chegada a Casa Branca. Obama se mostrou ainda mais adepto das novas tecnologias usando em seu primeiro dia de governo passou a disponibilizar todo o conteúdo do site da Casa Branca em Creative Commons. Obama ainda tem um blog que foi criado durante a transição presidencial americana, mas que vem sendo mantido.

No Brasil, semana passada foi divulgada a ideia de Lula ter um blog, com o presidente postando numa linguagem mais informal e descontraída. O pedido veio de Lula, inspirado no blog de Obama. De acordo com o Planalto ainda não há uma data certa para o blog entrar no ar, ainda será preciso acertar detalhes como layout e linguagem.

Será mais a segunda forma de comunicação direta do presidente com os brasileiros, visto que o presidente tem um programa de rádio, o Café com o Presidente. Mas dessa vez a mídia seria popular e atraente para outro público. De acordo com o Planalto também há intensão de colocar o presidente no twitter, com um perfil oficial.


Em março um perfil não autorizado do presidente foi criado, o @PresidenciaBR. A experiência saiu do ar depois de quatro dias. Na ocasião o highpop fez um post sobre o @PresidenciaBR aqui. O responsável pelo perfil entrou em contato com este que vos bloga. Ele se chama Marcus Lemos, tem 23 anos, trabalha como gerente de projetos web numa empresa focada em Tecnologia da Informação e mora em Belo Horizonte.

A idéia de criar um perfil falso surgiu após ler a notícia de que a presidência de Portugal havia criado um perfil oficial no Twitter, o que demonstrou que estava acordada para as mídias sociais. Uma breve visita em seu site aponta as mídias sociais em que está incluida, além do Twitter. "Isso me acordou para o tanto que o nosso governo federal está ausente em relação a essas mídias e a comunicação digital da presidência tem que ser explorada, sem poder ignorar os mais de 40 milhões de brasileiros que utilizam a Internet. Por isso quis usar o próprio Twitter como um canal para fazer essa manifestação, devido ao seu potencial de rápida 'viralização'"

A intenção de Marcus era "chamar a atenção para uma experiência mesmo, com o intuito de "cutucar" o governo devido a sua ausência em mídias sociais, mas foi um pouco além do que eu esperava. A SECOM foi acionada como fonte e isso deve ter gerado um mal estar". O resultado para a experiência gerou um mais de 400 seguidores em apenas quatro horas, sem muita divulgação e destaque nas primeiras páginas de jornais e portais de todo o país. Marcus ainda destaca centenas de comentários no twitter e posts e comentários em diversos blogs".

O perfil foi criado dia 13 de março e desativado dia 17 de março, no mesmo dia em que a SECOM publicou nota oficial sobre o assunto: "A Secretaria de Comunicação Social (SECOM), da Presidência da República, esclarece que o perfil "presidenciaBR", disponível na rede social Twitter, é falso".

Dois dias depois do perfil desativado por Marcus, o Secretário de Imprensa da SECOM entrou em contato com ele e "se mostrou muito receptivo à idéia de criar um perfil no twitter para a presidência e de utilizar as mídias sociais como uma ferramenta de comunicação (o twitter poderia ser a porta de entrada, segundo ele). Achei bacana da parte dele". O Secretario ainda disse da intenção do presidente de ser criado para ele um canal no You Tube, também a exemplo de Barack Obama.

Marcus acredita que tenha cometido um erro em ter feito o perfil para o presidente sem autorização e diz que comentou isso com o Secretário: "apesar de frizar que eu cometi um erro, ele não descriminou a ação e viu a sua potencialidade, mas também falou das várias dificuldades de se implementar isso, até mesmo por questões burocráticas. Tendo me garantido que não teria qualquer problema judicial, pois não tinham interesse em entrar com uma ação contra mim, me identifiquei a ele. Combinamos que eu daria algumas sugestões e faria uma análise da comunicação digital da presidência".

Com a ação ousada de Marcus a SECOM parece ter "acordado" para o potencial que pode ter uma mídia digital nos tempos atuais. Ele diz que sua ideia foi ousada, mas que "temos que ser ousados e que o empreendedor de sucesso é aquele que assume riscos, tem consciência dos inimigos que fará e quebra algumas regras. Meu objetivo foi ousado e tive que me arriscar um pouco".

O highpop buscou a opinião de alguns twitteiros para saber o que as pessoas pensam sobre a possibilidade do presidente fazer uso dessas mídias sociais.

@vl, 21 anos, o Vitor Lourenço, designer de interfaces, um brasileiro que trabalha no twitter, diz que o presidente já deveria ter aderido a essa ideia. "Minha opinião: ele já deveria ter criado. O Twitter permite que governos e figuras públicas se comuniquem diretamente com seu público sem a necessidade de um veículo intermediário: a comunicação é direta e imediata, evitando parcialidades e ruídos na mensagem.

@micaelsilva, 20 anos, analisou acha positivo se for para trocar ideias: "Se for pra trocar ideias, claro, vale a pena. Mas
se for pra ficar colando feed de headlines, melhor gastar tempo em outra coisa. Feedback vai vir aos montes, positivos E
negativos"

@interney, 32 anos, o Edney Souza, empresário e blogueiro diz que acha "prematuro opinar antes de ver o resultado, a iniciativa é louvável, se a execução será consistente teremos de esperar pra saber".

@wanderveroni, 24 anos, jornalista, editor do blog Cafe com Notícias, diz que "É uma tendência atual de se pensar a comunicação institucional de uma organização pública ou privada focada nas redes sociais por ser um espaço de custo muito baixo e de grande alcance. A ideia do Twitter do presidente Lula - e a posterior publicação de um blog, é uma maneira interessante de usar a força da internet para divulgar as ações governamentais. O projeto tem tudo para dar certo!"

@raquelcamargo, 22 anos, jornalista, editora do blog Twitter Brasil acha "muito bom ver as autoridades brasileiras percebendo a necessidade de dar atenção às redes sociais. Se Obama foi capaz de usá-las tão bem, acredito também que o uso das mesmas por aqui tem um potencial legal".

Depois da experiência com o @presidenciaBR e com o anuncio de que vem aí o twitter, blog e canal no You Tube do presidente resta esperar para ver como vai ser a inserção do presidente do Brasil nas redes sociais.

Enquanto isso você pode seguir o twitter ativo do Marcus Leme, o responsável pela experiência do @presidenciaBR, através de seu twitter pessoal, o @Marcus_Lemos. Ele também tem um blog, que você conhece entrando por aqui.

2 Comentários:

Wander Veroni disse...

Oi, Davi!

Parabéns pela reportagem...excelente pauta!!! Conheço o Marcus via blogosfera e não tinha me ligado que era ele o cara que tinha criado o perfil fake do presidente no Twitter. Muito original a ideia dele! O mais bacana disso tudo foi a SECOM reconhecer que a rede social é uma via interessante para se pensar a comunicação institucional. Vou torcer para que o Marcus participe desse projeto! Agradeço também por ter me convidado para participar como fonte na matéria.

Abraço,

=]
------------------
http://cafecomnoticias.blogspot.com

Rafael Cabral disse...

Parabéns pelo POST, muito bacana a ação do Marcus na criação do perfil falso da presidência, tomara que o nosso governo veja ele com bons olhos para ajudar nos Projetos de WEB!! Então, vamos aguardar!!
Abraços,
@Rafs_Cabral

Postar um comentário

recomendo

dstaques do highpop

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger

   Customizado por Humor Sem Cortes!.

Topo