domingo, 26 de abril de 2009

O que e a gripe suina?


Esse é dos assuntos mais importantes discutidos nos telejornais, portais, jornais de papel e rodas de conversa de todo o mundo, a gripe suína. A importância se dá pelo fato de que se trata de uma epidemia mundial, que pode sim chegar ao Brasil, matar uma galera e tals, ainda mais em tempos de globalização e de facilidade de transportes pelo mundo.

Resolvi fazer um post explicando um pouco sobre o assunto e depois, no fim do post tem um vídeo com reportagem de ontem no Jornal Nacional.

Bom, a gripe suína é um vírus que causa gripe em porcos e que em algum momento sofreu uma mutação e passou a contaminar os seres humanos. O vírus se espalha rapidamente entre humanos, aves e porcos.

O vírus da gripe suína é o H1N1, o mesmo vírus que em 1918 matou mais de 50 milhões de pessoas com a febre espanhola, sendo 15 mil desses no Rio de Janeiro. Mas eram outros tempos, na época, a situação e o contexto histórico era outro, pois o mundo tinha acabado de sair de uma guerra mundial, onde a população de todo o mundo estava desnutrida, sem hospitais, sem medicamentos adequados para o combate à doença. Mesmo assim há riscos de se deflagrar uma pandemia pelo mundo.

Em 2006 uma pesquisadores americanos apontaram que o vírus H1N1 pode atacar o ser humano com alto poder de destruição, não importanto as circunstancias envolvidas. Isso porque a resposta imunológica do vírus no corpo humano é tão grande que em pouco tempo há a destruição de grande número de células dentro do corpo humano. Isso acontecia durante a febre espanhola. O poder do H1N1 era tão grande que não se distinguia brancos de negros na hora de enterrá-los, pela cor roxa que o corpo do morto infectado.
O mesmo H1N1, com as devidas mutações, foi o que causou a gripe do frango em 1997.

A gripe suína surgiu no México, com primeiros registros de pacientes internados com suspeita de infecção datando de 13 de abril, de acordo com o ministro da saúde do México. Até agora a doença teria provocado 68 mortes no país. O temor é de que o vírus se torne uma pandemia pelo mundo. Nos Estados Unidos até agora são confirmados 11 casos da doença.

O problema maior é mesmo no México, eventos públicos foram cancelados pelo governo, 70% de bares e restaurantes da capital foram fechados e milhões de alunos mexicanos tiveram suas aulas canceladas por causa da gripe.

Na Nova Zelândia há suspeita de que um grupo de estudantes que viajou para o México tenha contraído o vírus. No Brasil um paciente foi internado com suspeitas de portar a gripe, ele acabou de chegar do México e está com tosse e febre, Na dúvida está internado enquanto não descobrem a doença causa dessa tosse e febre.

Nos aeroportos de todo o mundo há um alerta em relação a pessoas que passaram pelo México, para evitar a proliferação do vírus.

A contaminação com o vírus não é tão simples quanto a contaminação com o vírus de uma gripe comum. Estudos comprovam que para ser contaminado é preciso entrar em contato direto com porcos infectados com o H1N1, objetos ou pessoas contaminadas. Não existe possibilidade de contaminação entre humanos e a carne de porco e seus derivados. Vale lembrar que o cozimento da carne de porco em 70º C mata vírus e bactérias que podem contaminar seres humanos.

Os sintomas da gripe suína são febre, dores musculares, cansaço, tosse, diarréia e vômitos.

Para mais informações sobre a gripe já criaram um twitter sobre o assunto: o @gripesuina.

1 Comentário:

thais disse...

meu Deus cada coisa absurda gripe aviaria gripe suina daki uns dias o mundo já tem todos os tipos de gripe táh dificiu viu
e agora?
tem que arrumar uma vacina contra isso néh mas ta chegandu no brasil néh daqui a pouco em todo o mundo Deus me livre

Postar um comentário

recomendo

dstaques do highpop

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger

   Customizado por Humor Sem Cortes!.

Topo