quinta-feira, 23 de abril de 2009

O álcool e os animais


Um dos melhores blogs da blogosfera brasileiras é o Visões da Vida. De maneira muito legal, às vezes didática sem ser chato, científica como se fosse uma história fácil e divertida, Reinaldo José Lopes fala sobre os mais curiosos e interessantes casos da ciência.

O blog é tão bacana que está aqui no highpop nos recomendados, aqui do lado esquerdo. E, se não me engano pela segunda vez, faço um post só pra falar dele aqui.

É que o Visões da Vida fez um post muito legal sobreo álcool no reino animal e nas formas como os animais consomem quantidades de álcool equivalentes a uma dose de cerveja, por exemplo. Isso pode até mesmo explicar, num ponto de vista evolutivo, o gosto que o homem tem pelo álcool. Separei alguns trechos, mas aqui tem o texto todo:

"(...) Mais importante ainda, os musaranhos-arborícolas ilustram um tema mais geral do triângulo animais-plantas-birita: troca de favores. Digamos que a palmeira está fazendo uma oferta irrecusável ao bicho: eu te pago uma bebida e você me ajuda na reprodução.

No caso do musaranho-arborícola, o néctar é uma forma de atrair animais capazes de dispersar o pólen da planta (tanto que a produção de frutos do vegetal cai pela metade quando não existem pequenos animais circulando pelas flores). No caso de inúmeros outros mamíferos, principalmente macacos e afins, o álcool não está presente no néctar, mas nas frutas de muitas plantas.

(...)

A troca de favores, mais uma vez, torna-se clara: a planta providencia uma polpa suculenta e com leve teor etílico (quase um licor, digamos) e o mamífero faz a gentileza de dispersar as sementes depois de comer a fruta, ainda por cima dando uma “gorjeta” de esterco ao vegetal-garçom quando defeca as sementes.

(...)

Cerca de 10% das enzimas do fígado humano servem para produzir energia a partir de álcool. É bem possível, portanto, que a nossa linhagem tenha adquirido o gosto por uma bebidinha usando o álcool como um importante recurso alimentar adicional quando nossos ancestrais devoravam frutas. Os efeitos psicoativos podem ter funcionado como uma atração a mais, gerando, em última instância, o interesse quase universal dos seres humanos pela água que passarinho não bebe".

2 Comentários:

Reinaldo José Lopes disse...

Pôxa, Davi, muito legal mesmo o seu comentário. Fiquei superfeliz com o elogio. Espero sempre sua visita por lá! Abração,

Reinaldo.

Davi Rocha disse...

Pode esperar a visita, estou sempre de olho no Visões da Vida, acho ótimo como destaquei neste post, coloquei o endereço nas páginas recomendadas aqui do lado e tudo.

Eu que agradeço a visita!

Otro abraço

Postar um comentário

recomendo

dstaques do highpop

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger

   Customizado por Humor Sem Cortes!.

Topo