domingo, 15 de fevereiro de 2009

Os indicados ao Oscar 2009



Como prometido vamos aos indicados ao Oscar. Nesse post uma lista com os indicados e alguns comentários. Outros posts virão com alguns comentários específicos sobre algumas categorias, como as mais técnicas, ou sobre os filmes estangeiros.

O legal do Oscar também é isso, muito filme meio desconhecido do público brasileiro acaba sendo indicado ao prêmio. A gente fica sabendo que o filme existe e pode dar uma olhada em coisa nova pra ver no cinema.
Enfim, os principais indicados:

Melhor filme:
“Quem quer ser um milionário?”, “Frost/Nixon”, “O curioso caso de Benjamin Button”, “Milk - A voz da liberdade”, “O Leitor”.

Melhor diretor:
Danny Boyle - “Quem quer ser um milionário?”, Ron Howard - “Frost/Nixon”, David Fincher - “O curioso caso de Benjamin Button”, Gus Van Sant - “Milk - A voz da liberdade”, Stephen Daldry - "O Leitor".

Essas duas primeiras categorias apresentam os mesmos filmes indicados. E não é tôa. Se o diretor não fizer dos melhores trabalhos o filme não é indicado para ser o melhor filme, se o diretor fez dos melhores trabalhos do ano acaba sendo dos fortes concorrentes para ser o melhor diretor do ano.

Melhor ator:
Mickey Rourke - “The wrestler”, Sean Penn “Milk - A voz da liberdade”, Frank Langella – “Frost/Nixon”, Brad Pitt - "O curioso caso de Benjamin Button", Richard Jenkins - "The visitor".

Melhor atriz:
Meryl Streep – “Doubt”, Kate Winslet – “O Leitor”, Anne Hathaway – “O casamento de Rachel”, Angelina Jolie – “A troca”, Melissa Leo - "Frozen river"

Melhor ator coadjuvante:
Heath Ledger - “Batman – O cavaleiro das trevas”, Josh Brolin - "Milk - A voz da liberdade", Robert Downey Jr. - "Trovão tropical", Philip Seymour Hoffman - "Doubt", Michael Shannon - "Revolutionary road"

Melhor atriz coadjuvante:
Amy Adams - "Doubt", Penélope Cruz - "Vicky Cristina Barcelona", Viola Davis - "Doubt", Taraji P. Henson - "O curioso caso de Benjamin Button", Marisa Tomei - "The wrestler"

No bloco dos prêmios para os melhores atores do ano, a coisa fica mais ou menos igual aos melhores filmes do ano, quase sempre os atores dos mesmos filmes dão as caras. Na brincadeira de acertar quem vai ganhar o Oscar, que os críticos e a mídia adoram fazer, duas dessas categorias tem vencedores quase certos.

A de melhor ator coadjuvante é do Heath Ledger, o prêmio só não vai pra ele caso alguma coisa muito estranha aconteça, já que todo mundo aponta ele e só ele como vencedor. Como melhor atriz deve ser Kate Winslet a vencedora, ainda mais pela vitória do Globo de Ouro. Sim há muito tempo quem leva o Globo de Ouro de melhor atriz também fica com o Oscar. As outras duas, de melhor ator e atriz coadjuvante são só palpites, nada aparentemente 100% de certeza.

Melhor roteiro original:
“Frozen river”, “Na mira do chefe”, “Wall.E”, “Milk – A voz da liberdade”, “Happy-go-lucky”

Melhor roteiro adaptado:
“O caso curioso de Benjamin Button”, “Doubt”, “Frost/Nixon”, “O Leitor”, “Quem quer ser um milionário?”

Pra caso ainda fique alguma dúvida, a diferença entre uma categoria e outra é que em melhor roteiro original temos um roteiro criado especialmente para ser rodado para aquele filme e em melhor roteiro adaptado o filme é inspirado em outra obra, normalmente num livro.

Melhores efeitos especiais:
"Batman - O cavaleiro das trevas”, “Homem de Ferro”, “O curioso caso de Benjamin Button”

Essa é uma categoria difícil de acertar quem leva, todos são muito bons, deixaram Brad Pitt com sete e setenta anos em Benjamin Button, em Batman explodiram um prédio e no Homem de Ferro o cara voa, explode e é o homem de ferro. Tudo muito bem feito, muito difícil.

Melhor direção de arte:
"A troca” , “O curioso caso de Benjamin Button”, “Batman – O cavaleiro das trevas”, “A duquesa”, “Revolutionary road”

Melhor maquiagem:
"O curioso caso de Benjamin Button”, “Batman – O cavaleiro das trevas”, Hellboy II – O exército dourado”

Melhor figurino:
"Austrália”, “O curioso caso de Benjamin Button”, “A duquesa”, “Milk – A voz da liberdade”, “Revolutionary road”

Melhor fotografia:
"A troca”, “O curioso caso de Benjamin Button”, “The reader”, “Batman – O cavaleiro das trevas”, “Quem quer ser um milionário?”

Sabe que a direção de arte faz deixar o filme agradável, bonito, visualmente interessante e importante para quem assiste. O diretor de arte trabalha com muita gente, cenógrafos, cenotécnicos, pintores, figurinistas, maquiadores, cabeleileiros e mais um batalhão de pessoas, dependendo da disponibilidade de dinheiro para o tamanho da equipe. No fim acaba que tudo isso influencia de certa forma no bloco de categorias acima. Mas isso é uma longa história, vai precisar de um post maior em brave.
Melhor mixagem de som:
"O curioso caso de Benjamin Button”, “Batman – O cavaleiro das trevas”, “Quem quer ser um milionário?”, “Wall.E”, “Procurado”
Melhor edição de som:
"Batman – O cavaleiro das trevas”, “Homem de Ferro”, “Wall.E”, “Procurado”, “Quem quer ser um milionário?”

Melhor trilha sonora original:
Alexandre Desplat - “O curioso caso de Benjamin Button”, James Newton Howard – “Defiance”, Danny Elfman – “Milk – A voz da liberdade”, Thomas Newman – “Wall.E”, A.R. Rahman – “Quem quer ser um milionário?”
Melhor canção original:
“Down to Earth”, de Peter Gabriel and Thomas Newman - “Wall.E”, “Jai Ho” de A.R. Rahman – “Quem quer ser um milionário?”, “O Saya”, de A.R. Rahman e Maya Arulpragasam – “Quem quer ser um milionário?”

O som é algo muito importante no cinema, em vários aspectos. Os caras que cuidam da trilha sonora, da edição do som, sua mixagem e tudo o mais fazem de maneira que as falas fiquem audíveis para o espectador, que o barulho da explosão fique bacana e no meio de tudo isso ainda tem que deixar o filme com uma música legal, no meio de uma cena, pra conquistar o público, criar um clima. Tudo isso nas categorias dos responsáveis pelo bloco acima de categorias.
Melhor longa de animação:
“Wall.E”, “Kung Fu Panda”, “Bolt – Supercão”

Sucessos no cinema, dois filmes divertidos e um clássico. Esse é de Wall-E, com certeza.

Melhor edição:
"O curioso caso de Benjamin Button”, “Batman – O cavaleiro das trevas”, “Frost/Nixon”, “Milk – A voz da liberdade”, “Quem quer ser um milionário?”

Sabe que os filmes muitas vezes não são gravados em ordem. Tem um cara que pega todo o material do filme e monta na ordem que vai pro cinema. Esse trabalho não é nada fácil, por isso tem a melhor edição num filme sendo premiada no Oscar!

Melhor animação de curta-metragem:
"La maison en petits cubes”, “Lavatory - Lovestory”, “Oktapodi”, “Presto”, “This Way Up”

Melhor curta-metragem:
“Auf der strecke (On the Line)”, “Manon on the asphalt”, “New Boy”, “The Pig”, “Spielzeugland (Toyland)”

Melhor documentário de longa-metragem:
"The betrayal”, “Encounters at the end of the world”, “The garden”, “Man on wire”, “Trouble the water”
Melhor documentário de curta-metragem:
"The conscience of Nhem En”, “The final inch”, “Smile Pinki”, “The witness - From the balcony of room 306”
Melhor filme em língua estrangeira:
"Revanche", de Gotz Spielmann (Áustria), "The class", de Laurent Cantet (França), "The Baader Meinhof Complex", de Uli Edel (Alemanha), "Waltz with Bashir", de Ari Folman (Israel), "Departures", de Yojiro Takita (Japão)

Essas categorias normalmente não tem indicados muito conhecidos entre o grande público. Em breve posts especiais com as categorias, explicando um pouco sobre os indicados e as categorias.

Assim termina a lista dos indicados no highpop. Em breve novos posts sobre o Oscar. Que tal começar falando dos filmes indicados a melhor filme do ano? Próximo post vamos de O Curioso Caso de Benjamin Button, mas só amanhã.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

recomendo

dstaques do highpop

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger

   Customizado por Humor Sem Cortes!.

Topo