domingo, 8 de fevereiro de 2009

A crise da música no Grammy Awards


Knopper e outros acreditam que os responsáveis pela transmissão precisam encontrar novas formas de alcançar os fãs que há tempos esnobam a indústria musical convencional e eventos como o Grammy.

Quem não podia ficar de fora da apresentação de hoje do Grammy é a crise econômica que cheg na indústria musical. Mais do que nunca as pessoas deixam de comprar cds, singles, discos, de pagar pela música e estão cada vez mais baixando música de graça através da internet.

A venda de música pela internet nos EUA alcançou o número de 892 milhões de euros. Enquanto isso a venda física de discos caiu muito. A queda foi de 14%, para 428,4 milhões de dólares, os números são da empresa Nielsen SoundScan, que divulgou relatório no fim de 2008 com os números da venda de música ano passado. Além disso, a crise aparece com uma recessão que aumenta a demissão nas grandes gravadoras.

Para a Reuters, Steve Knopper, autor do livro Appetite for Self-Destruction: The Spectacular Crash of the Record Industry in the Digital Age declarou que"a comemoração do Grammy é um pouco irônica, porque o modelo tradicional do negócio que sempre celebrou está acabando. Seria bom que se adaptasse aos tempos modernos.

O debate sobre a relevância do disco cresce em torno da premição, com a EMI, ainda para a Reuters, declarando que em alguns casos os álbuns são menos relevantes, principalmente com a possibildiade de fazer downloads de uma única música, para a internet, para o celular...

Essa discussão vem acontecendo ha muito tempo e o prêmio só retoma a causa. Em todo caso, a associação de crise na música e crise econômica parece um pouco equivocada em alguns momentos.

Claro, que os empregos estão sendo cortados em função da crise, ok. Mas a queda na venda de discos é uma coisa que vem acontecendo há muito tempo e em função dos modelos digitais de consumo de música, da internet, da tecnologia, dos downloads. É uma mudança no modelo musical que vem acontecendo há tempos.

As gravadoras e o mainstream vem perdendo cada vez mais sua importância, por isso, essa associação de baixa no número de downloads com a crise é uma coisa um tanto quanto equivocada e exagerada.

Esse pode ser o primeiro post relacionado da série deste blog, por causa da crise, que comentei em começar dia desses. Daqui a pouco um post sobre o rap no Grammy e outro sobre as categorias mais curiosas e menos conhecidas do prêmio.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

recomendo

dstaques do highpop

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger

   Customizado por Humor Sem Cortes!.

Topo