Brasil no Grammy
O Grammy não é um prêmio que se fecha completamente para a cultura americana. Embora praticamente todos os vencedores sejam de língua inglesa tem até brasileiros que levaram o Grammy por nossa música. Diferentemente do Oscar, que nunca veio para um brasileiro, e parece que ainda está longe desse dia acontecer. Mas isso é outra coisa.
Veja os brasileiros que já levaram o Grammy.
Laurindo de Almeida foi o primeiro brasileiro a ganhar um Grammy, em 1960, pela performance clássica por Conversations with the Guitar e performance clássica instrumental solo ou duo por The Spanish Guitars of Laurindo de Almeida. Em 1961 e 1964 ele voltou a ganhar um gramofone em cada ano.
Em 1964 ainda teve mais dois para o Brasil, com a vitória de Astrud Gilberto que dividiu prêmio de gravação com Stan Getz por The Girl from Ipanema e João GIlberto levou o melhor álbum de jazz e a melhor performance de jazz instrumental.
O rei Roberto Carlos ganhou como cantor pop latino em 1988, Tom jobim como melhor álbum de jazz latino.
E na categoria world music os brasileiros ganharam em 1992 com Sérgio Mendes e o álbum Brasileiro; em 1996 Tom Jobim leovu com Antônio Brasileiro, em 1997 Milton Nascimento levou com o álbum Nascimento, Caetano levou com Livro, em 2000, João gilberto voltou a ganhar em 2001 com João Voz e Violão.
Outro que ganhou duas vezes foi Gilberto Gil, o ex-ministro da cultura levou em 1998 com Quanta Live e em 2005 com Eletroacústico. E em 2008? Sim, Gil estava concorrendo mais uma vez com o álbum Banda Larga Cordel. Mas esse ano ele não levou, o prêmio já foi anunciado e quem levou foi "Global Drum Project Mickey Hart, Zakir Hussain, Sikiru Adepoju & Giovanni Hidalgo" (que eu não tenho a menor ideia de onde é, vou procurar).









Postar um comentário