sábado, 24 de janeiro de 2009

Internet pré-Orkut já é piada - #5anosdeorkut


Antes de falar do orkut no especial do orkut vai uma coisa antes do orkut. Isso porque a própria internet era outra cinco anos atrás, vale lembrar também um pouco disso.

O Orkut é uma ferramenta tão presente na vida de algumas pessoas que, para elas, ao entrarem na internet é o primeiro site acessado. Isso quando ele não é escolhido como página de entrada do computador. Algumas nem lembram como era a internet, ou mesmo a vida na internet, antes do Orkut.

Eram outros tempos, estamos falando de 2004, quando o número de pessoas conectadas à rede era bem menor e os sites de relacionamento simplesmente não existiam. A única “relação” eram algumas salas de bate-papo onde as pessoas conversavam em tempo real (mas somente com palavras, nada de vídeos ou imagens). Algumas ferramentas tão comuns hoje nem mesmo existiam, como o Youtube, fundado somente em fevereiro de 2005.

Os mais saudosistas montaram a comunidade “Internet Pré-Orkut”, criada para discutir a vida virtual de internautas antes desse site – que já aproxima 22 milhões de internautas. Nessa comunidade as pessoas relatam os tempos em que não existia o Orkut. Giulia é uma delas e disse que a internet servia para “bate-papos, blogs, testezinhos e tinha o famoso ICQ também”. Hoje em dia, bate-papo nos provedores de internet é “coisa de pervertido”, como diz Patrícia na mesma comunidade.

Até mesmo as dificuldades para acessar a internet são relatadas pelos pré-orkut: “Nossa! Bons tempos o da AOL. Era internet com emoção! Emoção ao baixar uma música de 3MB em 1 hora; emoção em pensar que daqui a 20 minutos, bem possivelmente, a net iria cair; emoção pra monitorar quando desse 6 da manhã...”, brincam. “Hoje em dia, com Speedy, Virtua, não existe mais emoção desse tipo na internet!”, como diz Miy – os apelidos são aceitos com naturalidade na rede. São detalhes que fizeram parte do cotidiano de muita gente e que hoje em dia nem existem mais. Vinicius lembra que “toooooodo mundo tinha um cdzinho com horas grátis da AOL”. Já o Filipe comenta que o “som da internet discada conectando era um orgasmo”.

Muitos desses termos representam coisas com que os brasileiros nem tem mais contato, como a AOL, por exemplo. No Brasil, a empresa encerrou seus serviços em março de 2006, embora ainda opere normalmente nos EUA. Enquanto isso, o ICQ ainda existe em muitos lugares, mas no Brasil caiu no esquecimento.

Depois do Orkut, a vida virtualizada passou a ser diferente por vários outros motivos. Além de se ter um site no qual todos os conhecidos estão conectados e a distância é só um clique, ainda se pode encontrar qualquer informação com extrema facilidade. E tudo isso em tempo real.

1 Comentário:

João Garrido disse...

Poxa, teu post gerou uma mistura de sensações cara: alívio e nostalgia.

Alívio porque a coisa era sofrida. Eu comemorava quando em uma noite toda deixava o PC ligado e baixava 03 músicas no "fantástico" Napster! rsrsrsrsr

Mas a saudade vem do "romantismo" da época em que tudo era mais valorizado, rsrsrsrsr......

Imagino que daqui a 05 anos estaremos achando esse sistema de comentários totalmente ultrapassado, porque tudo vai ser holográfico ou de uma forma parecida.

Abraço!
Parabéns pelo excelente blog, sou leitor assíduo.

João Garrido (PE).

Postar um comentário

recomendo

dstaques do highpop

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger

   Customizado por Humor Sem Cortes!.

Topo