sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Tem um cara pelado na Bienal



A cada ano que passa a Bienal surpreende mais. Há dois anos atrás uma das obras era um monte de milho no chão. Lembro de uma faxineira dizendo: "pra mim isso é lixo, mas eles dizem que é arte".
Desde quarta-feira tem um cara pelado é uma das obras de arte da Bienal 2008. Consiste no seguinte, Maurício Ianes ficará circulando pela Bienal de Artes até o dia 16 de novembro dependendo de doações de outras pessoas para sobreviver. Ele não pode sair da Bienal pra nada, nem mesmo para dormir ou tomar banho. Maurício dorme por lá e toma banho no vestiário do pavilhão da Bienal. A primeira doação que recebeu foi logo na abertura de sua exposição, uma garrafa de água. A performance está sendo chamada de 'A Bondade de Estranhos'.
A Bienal continua até o dia 6 de dezembro, já a performance de Maurício vai até o dia 16 de novembro. O artista estava nu no começo da exposição e foi ganhando roupas aos poucos, uma camiseta, uma bermuda, até que ganhou roupas para não ficar totalmente pelado, o que esava causando um certo constrangimento em algumas pessoas.
Mas nem todas as pessoas ficaram constrangidas. Um grupo de mulheres foi ontem ao prédio da Bienal só para vê-lo sem roupa. Mesmo sabendo que ele estaria vestido elas foram até lá para pedir para que ele ficasse pelado.
Desde o começo da sua performance "A bondade de estranhos" Maurício Ianes já ganhou uma série de coisas. Ele vai colocando tudo no chão(imagem abaixo). Até mesmo vinte reais ele ganhou, mesmo sem ter onde gastar.


Fica o questionamento, estamos falando de arte? O que é arte? Conceitual demais pra uns, arte da melhor qualidade pra outros. De certa forma, faz todos pensarem, não importa no que, o importante é pensar, refletir.
A 28ª Bienal: Em vivo contato segue até o dia 6 de dezembro, mas a performance de Mauricio Ianes vai até o dia 16 de novembro.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

recomendo

dstaques do highpop

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger

   Customizado por Humor Sem Cortes!.

Topo