sábado, 8 de novembro de 2008

Entrevista Imprevisíveis



Imprevísiveis frente e verso, lá em cima Marcelo Camelo na esquerda, Alex Werner ao centro, Felipe Abrahão na direita e Tati Ornellas a única menina.

Em setembro Marcelo Camelo deu uma entrevista para o jornal O Globo, algumas coisas não foram para o papel, acabaram sim parando no blog do Leonardo Chilote dentro do site do jornal O Globo. Entre elas a seguinte declaração do Hermano: "Tenho vontade de fazer um próximo trabalho com música abstrata. Será a banda Os Imprevisíveis. A formação sou eu e as circunstâncias. Boa, né?".
No fim do mês seguinte uma página no Myspace foi criada para a banda. Um dia depois da banda ser apresentada no programa Ronca Ronca da Oi FM. O som é totalmente experimental e diferente de qualquer outra coisa já feita por Marcelo Camelo, que acaba de lançou seu primeiro trabalho solo, Sou. O cd Sou tem participação de Mallu Magalhães e já é algo diferente do feito pelos Hermanos.



Algumas matérias sairam por aí e nenhuma entrevista. Agora você lê o que acredito serem as primeiras declarações(não achei nada na internet, mas não vou falar o que não tenho certeza) de Alex Werner(foto esquerda) e
Felipe Abrahão(foto direita), integrantes da banda. O Imprevísiveis ainda conta com Tati Ornellas. Nesta entrevista por email eles falam de onde surgiu a idéia do projeto e até comentam as críticas feitas nas comunidades dos Los Hermanos no orkut sobre o som da banda.
Primeiro uma explicação de como surgiu Imprevisíveis. De acordo com Felipe o projeto não foi formulado nem mesmo pra ser um projeto e sim como uma diversão: "o projeto Imprevisiveis é uma coisa que faziamos de curtição em casa como amigos que somos, não tinha nome nem nada. A experiencia de tocar desse jeito é transformadora, e a gente passou a fazer com mais regularidade. O Marcelo faz isso desde que conheço ele. Tem um interesse enorme em musica em musicalidade, que é uma coisa que a gente vai perdendo com o tempo, por achar que não sabe, que é ruim, mas que é quase tão necessario quanto escrever. Então quando ele conhece alguém ou reune amigos , como era o nosso caso, distruibui instrumentos, liga o gravador e toca junto. Foi ele sim que mostrou que era possível reunir aquelas musicalidades todas."
Alex confirma que o projeto é mesmo descompromissado quando explica como entrou na banda: "começou com ele(Marcelo Camelo), o Felipe Abrahão, a Tathi Ornellas e o Nilson Primitivo. Como o Nilson estava em São Paulo no dia da gravação do Ronca Ronca, ele me chamou. Só conhecia a banda de ouvir os comentáriosdele... Mas a idéia é essa mesmo, é o descompromisso."
Com tanto descompromissao será que eles sairão em turnê ou vão gravar cd? Alex fala que "não há nenhum plano concreto... Hoje tem uma gravação na casa do Marcelo até. Mas a idéia, por enquanto, é ir colocando as músicas no Myspace mesmo." Felipe comenta a experiência de gravar o que eles tocam com descompromisso: "acho gravar muito legal. A gente nunca tinha conseguido gravar direito antes de ir no Ronca Ronca. Quando o Mauricio Valadares disse que tava gravando fiquei muito feliz. Poder ouvir depois como ficou. Mas não sei se isso que a gente faz pode se encaixar nesse esquema turnê, disco e tal . As pessoas ouviram e isso ja é muito bom."
Uma explicação que pedi foi sobre o esquema de colocar as músicas no Myspace, três músicas mais um clipe, por que exatamente nesse esquema. Felipe disse o seguinte: "Não sei. Quem fez o myspace foi o Alex. O video foi o Marcelo que fez. Eu acho lindo. Ele não diz de jeito nenhum como fez. Mas as musicas todas que tem no myspace são fruto da noite que a gente tocou no Ronca Ronca. No site deles deve ter na íntegra. E agora tem um video novo também, a gente filmou o Marcelo tocando youtube. Ficou sensacional."
Já Alex diz: "Agora já são cinco músicas, todas foram tocadas e gravadas no Ronca Ronca, programa do Maurício Valladares. Tem um outro clip que o Marcelo fez ontem e colocou no ar."
Nos últimos dias algumas declarações de membros das comunidades dos Los Hermanos no orkut colocaram alguns comentários sobre o Imprevisíveis. A maioria colocou comentários não muito positivos sobre a banda.
Caio Oliver postou o seguinte:"dói nos ouvidos, uma merda, eu que não sou músico porríssima nenhuma, faço porcaria melhor"; PriscilaF. diz "gente que lixo, isso nunca vai ser post rock,instrumental nem experimental, credo. Falta de vergonha, muita falta de vergonha, só pode ser isso."; Thiago Gadelha acha postou Experimental, muito experimental. Ele disse que gostaria de fazer algo experimental, mas achei que não viria tão cedo. Acho (Espero) que ele está apenas brincando, pelo menos por enquanto." Essas são apenas algumas opiniões tiradas do tópico "OS IMPREVISÍVEIS - Novo projeto(de novo) de Marcelo Camelo", da comunidade Los Hermanos no orkut. Embora em outras comunidades as opiniões não sejam muito diferentes.
Por isso a seguinte pergunta pra eles fecha a entrevista: O que acha das opiniões de membros da comunidade dos Los Hermanos quando opinam sobre o som da banda?
Felipe Abrahão: "Esculhambar por esculhambar é o esporte preferido nesse tipo de site. Ja vi de tudo. As pessoas perdem muito tempo com isso. Mas acho normal, a musica dos Imprevisiveis é libertadora, ela diz: Faça musica também. As pessoas ha muito pararam de ter responsabilidade pela sua propria formação. Seja musical, profissional, civica. Tudo lhes é imposto, ou é dado de bandeja. Então quando surge alguma coisa que sem a sua participação ativa não faz sentido, algumas pessoas preferem achar que isso é algum tipo de provocação ou maluquice mesmo, e não um convite. Sou da opnião de que tudo é musica. "
Alex Werner:"Absolutamente natural. É outro tipo de música, é outro caminho... A banda teve uma certa exposição na internet por conta do interesse das pessoas no trabalho do Marcelo mas não é um som popular, claro. Não é pra ter dez mil acessos em um dia. Não é como, por exemplo, Arctic Monkeys, Ivete ou CSS, onde a música pega você. Esse tipo de música acho que você tem que querer pegar para curtir. Acho que o som é natural e os Imprevisíveis não têm nada de original. John Zorn, Fred Frith, Derek Bailey, Marc Ribot, Borah Bergman e tantos outros fazem isso há décadas."
Bom, o vídeo que o Marcelo Camelo fez ontem e que o Alex comentou eu upei aì embaixo pra vocês verem. O primeiro clipe, o que o Marcelo fez e que não conta de jeito nenhum como foi feito, de acordo com o Felipe também, já foi upado aqui.
Outra coisa que o Alex disse é que hoje tem gravação na casa do Camelo. Pode ser que logo em breve tem coisa nova no Myspace deles. É só ficar no aguardo.
Vale lembrar que Marcelo Camelo recebeu as mesmas perguntas, mas ainda não respondeu.


1 Comentário:

BRUNINHA disse...

Bom, só acho que da mesma forma que eles se propuseram a fazer algo novo e mostrar isso ao público, eles tem que estar aberto às críticas....que em grande parte são de fãs que acompanharam td a carreira dos Los Hermanos.

Postar um comentário

recomendo

dstaques do highpop

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger

   Customizado por Humor Sem Cortes!.

Topo