terça-feira, 11 de novembro de 2008

A maior enciclopédia do mundo e seu inventor passeando pelo Brasil


Desde que inventaram a wikipédia o discurso dos professores em sala de aula de todos os lugares do mundo (ou muitos deles) têm sido o de que os alunos têm de tomar muito cuidado com o que se lê por lá, que nem tudo é verdade, que nem tudo tem embasamento científico para ser usado em trabalhos escolares. Todo mundo pode entrar ali e escrever várias mentiras, como por exemplo, colocar que o Obama é gay ou que as mulheres tem mais chances de tropeçarem na rua do que os homens, isso sem fazer pesquisa alguma. Afinal está ao alcance de todos mudar o conteúdo da wikipedia.
Ao mesmo tempo há que se lembrar que existem pessoas que pensam nisso o tempo todo, preocupadas em fazer com que isso não aconteça, que as informações sejam o mais verdadeiras e certas. Mesmo assim tem falhas e todo mundo sabe, ou se engana, que está tudo ali fácil rápido, sem precisar ir atrás de nada. Alguém já fez isso e colocou ali.
De certa forma entrar na wikipedia nem que for pra ter uma primeira impressão e depois correr atrás da informação verdadeira é uma coisa boa e ajuda muito, pois pelo menos se tem a idéia inicial e a seguir vem a pesquisa por trás e tals. Agora se não for uma pesquisa com fundamentação científica, vai na fé e manda bala na wikipédia mesmo!
E por que tudo isso? Amanhã Jimmy Wales, fundador da wikipedia, participa de uma das sabatinas da Folha de S. Paulo. Todos podem enviar perguntas pra ele, estar lá ao vivo e a cores. Muito legal essa experiência de todos poderem entrevistar o cara que prega o conhecimento para todos. Essa é a semana dele aqui no Brasil.
Recomendo participar da sabatina da Folha seja ao vivo seja online e acompanhar a semana do cara pelo Brasil (que na verdade termina amanhã)em tempo real ou nos resultados que ficam por aí...

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

recomendo

dstaques do highpop

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger

   Customizado por Humor Sem Cortes!.

Topo