domingo, 28 de dezembro de 2008

Cinco melhores filmes de 2008

O fim do ano vai chegando e a falta do que fazer nesse meio da semana entre o natal e o reveillón, pra quem ficou em casa. Em vez de ficar no ócio chato ou mesmo em depressão porque seu ano foi uma droga ou ano que vem vai ser uma droga, você está longe dos amigos ou qualquer outra coisa desagradável, veja filmes.
Faça uma boa lista de filmes e não sai da frente do sofá. Como o ano está acabando venho agora com a lista de cinco melhores filmes do ano.
Recomendo uma boa maratona na frente da TV assistindo esses filmes durante esses dias tediosos! Como o ano está acabando faz uma lista com os melhores filmes do ano e vê de novo.
Eu vou sugerir aqui minha lista de cinco melhores filmes do ano. Demorei, mas também vou aderir a essas infinitas listas, que parecem não acabar nunca.



5 - Queime Depois de Ler
Um filme de espionagem, onde tudo e todos a qualquer momento estão sendo espionados e aprontando também em meio a uma trama que engloba uns oito personagens. Numa primeira parte do filme eles são apresentados aos espectadores, a partir de então passam a se relacionar entre si cada vez mais. De maneira que no final todos os personagens principais, de uma forma ou de outra acabam relacionados entre si. O filme é de humor, mas não um tipo de humor que faz rir do começo ao fim, mas quando se ri, é pra chorar de rir. Espere pelo diálogo final e saiba do que eu estou falando. Quase ia me esquecendo de dar uma resumida no filme: depois de ser demitido por alcoolismo da CIA, Osbourne Cox decide escrever um livro revelando os podres do governo americano. Sua mulher, Katie, rouba os arquivos, que acidentalmente caem nas mãos de dois funcionários de uma academia, que visando arranjar dinheiro começam uma chantagem com o material. Daí pra frente, é só bagunça.


4 -Sangue Negro
Pra começo de conversa o filme poderia ser chamado de Haverá Sangue Negro, seria bem mais legal, mas as traduções dos nomes dos filmes para o português são assim uma coisa meio estranha e inexplicável. A trilha sonora é fantástica, feita por Jonny Greenwood, do Radiohead.
Num lado erudito que eu nem mesmo sabia que tinha Greenwood. O filme não é de muitos diálogos, mas com muitas cenas marcantes e fortes e com muitas cenas fortes pra contar a tragetória de Daniel Plainview, que fica sabendo da existência de uma pequena cidade no Oeste dos EUA, onde um mar de petróleo está transbordando do solo e vai pra lá com seu filho buscar uma vida de riqueza e muito dinheiro.
Vários valores humanos, como amor, esperança, comunidade, crença e ambição são colocados em perigo por causa de corrupção, fraude e petróleo. Páreo duro na escolha de melhor filme no Oscar desse ano. Mas acabou perdendo pros irmãos Coen, em Onde os Fracos Não Tem Vez(que eu comento abaixo).




3- Ensaio Sobre a Cegueira
Gravado no Brasil, Japão e Canadá, Ensaio Sobre a Cegueira, com direção de Fernando Meireles, abriou o festival de Cannes de 2008 com mais de cinco minutos de aplausos.
E não é a tôa. O filme tem atuações impecáveis, fotografia linda e uma adaptação muito boa do livro de José Saramago. Coisa nada fácil de se fazer, em se tratando de qualquer livro, imagine de Saramago. Mas o próprio escritor chorou ao ver o filme e declarou que gostou do que viu. Se ele gostou, deve ser porque ficou muito bom!
A história mostra uma epedemia de cegueira onde as pessoas passam a enxegar tudo branco, de uma hora pra outra e assim começa a se propagar o caos, no aumento do número de pessoas cegas. Por isso a fotografia do filme é muito clara e ao mesmo tempo muito linda.
Os cegos são mandados todos para um local isolado do resto da sociedade, onde acontece um verdadeiro caos social. Esse caos assusta e causa uma sensação muito forte de estranhamento e desespero dentro do cinema, mas que vale totalmente o envolvimento.


2-Onde os Fracos Não Tem Vez
Outro filme dos Irmãos Coen nos melhores do ano. Vale lembrar que este filme é de 2007, assim como Sangue Negro, mas eu vi em 2008 e isso é o que importa. Inclusive ganhou o Oscar de Melhor Filme esse ano.
Llewelyn Moss encontra homens mortos, heroína e a módica quantia de dois milhões de dólares. O cara fica com o dinheiro pra ele, o que faz com que desencadeie uma perseguição entre ele e o traficante Anton para pegar o dinheiro de volta.
Nessa perseguição eles ficam cada vez mais próximos numa tensão cada vez maior e que nunca termina, já que por mais que eles não se encontrem nunca desistem também.
Vale o destaque para a sensacional atuação de Javier Bardem e pra forma como o roteiro foi montado que é um dos grandes trunfos dos Coen, montar os roteiros, tudo bem que depois eles ainda dirigem muito bem os roteiros, o que faz com que tudo fique muito bom.



1-Wall-e
Nunca imaginei que iria gostar tanto de um filme de animação quanto de Wall-e. Pela primeira vez uma animação não foi um filme bobo, sem uma história nada consistente para um filme que me fez pensar muito mais depois que ele acabou.
O filme se passa em 2700, ano em que todos os humanos já se mudaram para a nave Axiom, enquanto o planeta Terra foi transformado num imenso depósito de lixo, com um único robô "vivo" programado para limpar todo o lixo, chamado de Wall-e. O tempo todo Wall-e cata o lixo que encontra pela frente para poder limpar a terra. Seu encontro com a robô Eva transforma sua vida e a vida dos humanos que estão na nave Axiom.
O filme mostra o que pode ser dos homens, que se tornariam cada vez mais sujeitos gordos e sedentários, com aparências e posturas cada vez mais inúteis e fúteis. Em seres que nada saberiam fazer ou acrescentar para a humanidade.
Todos esses questionamentos com personagens leves e divertidos fazem com que o roteiro não seja uma coisa pesada e difícil de ser assimilada, mesmo com o fato de ter poucos diálogos e um roteiro montado de uma forma também nada tradicional para o cinema de animação.

Essa é a lista, divirta-se nesse fim de ano ou no começo ou no meio do ano que vem. Veja um, dois ou todos. Ficam as dicas. E pra economia de energias e tempo esse post serve nas séries "50 filmes pra ver antes de terminar as férias" e "80 ócios- Revendo filmes de 2008".

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

recomendo

dstaques do highpop

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger

   Customizado por Humor Sem Cortes!.

Topo