O fake de Cristovam Buarque
Um dos problemas da internet é a falsidade, o fake, alguém que se passa por uma pessoa que não é. Em tempos de imersão full time nas redes sociais, por ali os fakes aparecessem cada vez mais. O twitter não escapa desse mal(mal? seria realmente algo do mal? por ser bom algo tmabém...).
O twitter apresenta muitos perfis verdadeiros de artistas, escritores, apresentadores de TV, celebridades em geral e formadores de opinião de grande renome. Enquanto isso, muitos usuários se passam por quem não são, usando nomes de pessoas que não são para postar suas opiniões, ideias e agenda. Dependendo de como for feito, isso pode ser algo bom ou ruim.
A questão é o que leva alguém a ser outra pessoa? De que adianta ter um grande número de seguidores, com grande audiência, se as pessoas pensam estarem falando com outro e não com você?
Este que vos bloga particularmente não vê sentido nisso, mas como o ser humano é um sujeito estranhamente maluco e em fase de constante mudança e experimentação, as questões acima simplesmente não tem resposta.
Recentemente o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) viu um perfil falso do twitter como algo positivo. O perfil @cris_buarque foi criado por Rafael Santos, de 21 anos. O perfil contem declarações e discursos reais de Cristóvam. Ao saber que estava na rede social o senador destacou o lado positivo da ação: "quando tive a oportunidade de entrar no Twitter, com o Rafael, fiquei contente. Campanha é uma fortuna. A internet é o caminho que eu tenho".
A declaração mostra o quanto uma ação aparentemente ruim, pode ser muito interessante. Bom para o twitter, que agrega mais coisa bacana, bom para Cristóvam, que tem mais um meio de divulgação.
E pensando na questão do seguidor, com um perfil fake temos o verdadeiro seguidor de alguém, e dessa vez na vida real, não só no mundo de twitter. Já que o sujeito tem que seguir a risca os passos de quem se propõe a fazer o fake!
4 Comentários:
Vale lembrar que o twitter do Cristovam Buarque não foi iniciado com a intenção de se passar como um perfil falso, mas simplesmente como um tributo ao senador e uma forma de divulgar seu trabalho. Imagino que seja o caso de muitos outros perfis.
Divulgar o perfil como falso é um termo extremamente pejorativo.
Resposta ao seu post: www.rafaelsoares.com (primeira postagem começando de cima.)
Att.
Rafael Soares
Rafael, obrigado pelas informações, pelo comentário, visita, desculpe se me expressei de forma errada, ok?
O perfil do Cristovam sempre foi claro, e se passou de uma pessoa que falaria por ele, usando somente as palavras do próprio Cristovam, o Rafael é somente um grande fã do senador, e tomou por inciativa divulga-lo, leia algumas referências do próprio senador ao Rafael
http://www.cristovam.org.br/portal2/index.php?option=com_content&view=article&catid=15&id=3017:twitter-do-cristovam&Itemid=100048
http://cristovam.org.br/blog/?p=1365
Postar um comentário