segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

poplist

POPLIST estréia no sétimo dia de 2008 sem a menor intenção de ser nada de mais no mercado e no mundo. A não ser a intenção de ser apenas mais um blog em meio a muitos blogs do mundo que ninguém acessa e o blogueiro se mantém falando sozinho coisas interessantes. Provavelmente esse blog nem chegue ao seu décimo post, nem mesmo ao quinto post, vai lá se saber.
O fato é que mesmo estando já em 2008, só estamos em seu sétimo dia, em meio aos ecos de 2007. Por isso, vamos com uma listinha interessante de sete discos pra se lembrar de 2007.
Sete discos pra se lembrar de 2007
Todo o fim ano é um bom momento pra fazer um balanço de tudo que foi feito. A indústria fonográfica e a mídia em geral também promovem tais reflexões, fazendo as mais diversas listas de melhores (ou piores) do ano. Pois bem, segue agora uma lista com sete álbuns para se lembrar de 2007.
Essa lista não tem por objetivo selecionar os melhores ou os piores do ano, seleciona alguns álbuns que tiveram grande representatividade para o ano de 2007. Se bons ou ruins, fica a cargo do leitor. Todos devem concordar é o fato de tais nomes serem dos mais representativos para o ano de 2007.
Revolução pop
Pra começar a lista o marco da cultura pop mundial, Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band, dos Beatles. O álbum que mudou a forma como conhecemos a música fez 40 anos em 2007. Em conseqüência, dá-lhe inúmeros especiais, capas de revistas, programas de tv, suplementos em jornais.
A importância de Sgt. Peppers se dá por causa de algumas revoluções musicais. Foi o primeiro disco da história mixado sem parada entre uma música, gravado em oito canais, o que possibilitou novas experimentações, como a incorporação de orquestrações, instrumentos hindus e sons de animais.
Em função do momento de maturidade alcançado pelos garotos de Liverpool, o que seria apenas mais um disco se transformou numa revolução estética musical.
Passados 40 anos a mídia muito comemorou a data, com lembranças, releituras e homenagens a fins. Tanta comemoração pode sim colocar Sgt. Peppers na lista dos álbuns mais representativos de 2007.
Revolução digital
O próximo nome da lista será lançado de forma tradicional no próximo dia 1º de janeiro. Mas entra na lista por sua qualidade musical e representatividade ao novar na forma de comercialização da música.
Durante dois meses os caras do Radiohead venderam In Rainbows em seu site em formato digital pelo preço que os consumidores quisessem pagar. Bastava entrar no site e pagar de zero a cem libras para poder fazer o download do cd. Um mês depois do lançamento uma pesquisa apontava que apenas 38% dos consumidores pagaram pelo download.
O álbum ainda merece entrar nessa lista pelo quesito qualidade. Tanto que os colaboradores da conceituada revista Bilboard apontaram o trabalho da banda como o melhor do ano.
Desde o dia 10 de dezembro o cd não está mais disponível pra download por causa do lançamento em formato tradicional nos Estados Unidos a partir de 1º de janeiro de 2008.
Também vai pegar você
O próximo da lista é a trilha sonora de um fenômeno do nosso cinema dos últimos anos. Fazia tempo que um produto de nossa cultura não era tão massificado como o filme Tropa de Elite.
Tudo relacionado ao filme se transformou numa grande febre em todo o Brasil, como os diálogos transformados em piadinhas nas mais diversas conversas de botequim. Com a trilha do filme não poderia ser diferente. Quem não ouviu alguém cantarolando por aí o “Rap das Armas”, dos MCs Cidinho e Doca, ou “Tropa de Elite” do Tihuana, que atire a primeira pedra, mas que fique somente na primeira pedra.
A trilha também foi lançada em versão pirata antes do lançamento oficial. Mas quem esperou levou de brinde um vale-ingresso, um minipôster e um trailer do filme. Além das música do Tihuana e de Rap das Armas a trilha sonora ainda conta com “Polícia” dos Titãs, “Shine Happy People” do REM e “Rap da Felicidade” dos MCs já citados.
Fiascos, polêmicas e Blackout
A cantora Britney Spears não podia ficar de fora dessa lista. Ela esteve muito na mídia em 2007, muito mais por polêmicas de sua vida pessoal do que de seu trabalho.
Mesmo assim, sua carreira também deu o que falar. Em setembro saiu seu single Gimmy More. Pra marcar sua volta Britney fez o que viria a ser um dos maiores fiascos do ano, o lançamento do single no VMA da MTV americana. A cantora caiu no palco e não conseguiu cantar um playback.
O single faz parte do álbum que está na nossa lista de sete mais representativos do ano. Blackout saiu um pouco depois do fiasco, dia 30 de outubro e vendeu 124 mil cópias só no primeiro dia. Mesmo assim jornalistas americanos andam dizendo por aí que o álbum que a voz da cantora colabora pra um álbum bem ruim...
Em verdade talvez tudo que a cantora fez tenha mais significado em 2007 do que seu disco, mas mesmo assim vale o registro.
Caetano rock Veloso ao vivo
Até um cd ao vivo tem espaço nessa lista, “Cê ao vivo”. Em 2007 Caetano Veloso caiu na estrada com pra turnê de seu cd lançado em 2006. Mas definitivamente não parece uma turnê normal de Caetano. O eterno tropicalista apresenta dessa vez uma banda de rock de verdade, com apenas baixo, guitarra, bateria e seu violão no palco.
Muito desse diferencial, claro, vem do próprio Cê, refletido principalmente em suas letras, cheias de palavrões, com uma forma diferente de Caetano tratar temas como o amor e a mulher. Toda essa diferença se reflete no palco, claro.
Além das músicas de Cê toda turnê traz algumas músicas de outros trabalhos do cantor. Essa traz canções de London London, Transa e as músicas Como 2 e 2, feita para Gal Costa, todas repaginadas a la rock and roll.
Um ano não muito bom pra Amy Winehouse
Outra moça que vive aprontando por aí e merece destaque na lista de álbuns mais representativos de 2007 é Amy Winehouse e seu álbum Back to Black. A cantora tem muitos problemas pessoais, que aparecem com grande freqüência na mídia, mas também é muito elogiada pelos críticos pela qualidade de seus trabalhos.
O reconhecimento da cantora fica ainda mais evidente com suas indicações ao Grammy 2008. A cantora concorre nas categorias música, álbum, disco pop, composição, artista revelação e composição do ano. É uma das mais indicadas, perdendo apenas para o rapper Kanye West, com oito indicações. No Brasil rehab foi uma das mais tocadas nas rádios de todo o país. Quem não lembra de seu refrão tocando por aí definitivamente não ouve música pop!
Entretanto, o ano de Amy não foi dos mais felizes. A cantora teve sérios envolvimentos com drogas, chegando a freqüentar clínicas de reabilitação (sem muitos resultados), além de envolver sua carreira nisso tudo. Durante o ano seus pais e sogros chegaram a pedir para os fãs não comprarem os cds da cantora até ela se curar, em novembro ela cancelou todos seus shows até seu marido, Blake Fielder-Civil, sair da cadeia, por alegar falta de amor.
O eterno fim de Sandy & Jr.
O ano que termina ainda poderá ser lembrado pelo fim da dupla Sandy e Jr. e seu cd Acústico MTV. Os filhos do cantor de música sertaneja Xororó tiveram seu crescimento acompanhado por todos os brasileiros desde os sete anos de idade. Os irmãos começaram como uma dupla caipira cantando Maria Chiquinha. O tempo foi passando, eles foram crescendo e mudando de estilo de acordo com o que o mercado pedia.
Esse ano, para espanto de muitos a dupla resolveu anunciar seu fim. Pra não acabar sem mais nem menos, ou pra não perder a chance de lucrar mais um pouco, a dupla transformou 2007 no ano de sua despedida. O último cd foi um Acústico MTV, para revisitar sua obra.
Depois foi a vez de fazer uma turnê pelo país com o show Acústico. O fim, que estava anunciado para esse ano, parece ainda não ter ocorrido. Mas de qualquer forma esse pode ser mais um dos cds representativos de 2007 por essa representação.

Mais um pouco de 2007
Essa é mais uma lista de álbuns representativos de 2007. Cabe ao gosto de cada um julgar se bons ou ruins. Mas vale deixar claro que nem sempre dá pra agradar a todos nem mesmo lembrar de todos os trabalhos significativos do ano.
Ainda mais num ano como 2007, onde muita coisa aconteceu. O ano da volta das bandas pop dos anos 90 Backstreet Boys e Spice Girls, dos vários cds de samba lançados por cantoras como Maria Rita e Roberta Sá, da nova forma de vender música brasileira, inaugurada pelos mineiros do Pato Fu e também pela polêmica parada dos Los Hermanos.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

recomendo

dstaques do highpop

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger

   Customizado por Humor Sem Cortes!.

Topo