Não sei aí, mas aqui está chovendo muito, o dia todo, até pedra(de chuva) caiu do céu hoje. Aí a chuva pauta o mundo. Primeiro o mundo do noticiário do tempo, dizendo que onde está chovendo, que São Paulo tem nível recorde de chuva no mês de setembro, fala dos mortos e desaparecidos e do trânsito da capital paulista, tudo por causa da chuva.
E além disso, ainda pauta a blogosfera, como o Chuva Ácida, do Nicolas Vargas. Por lá ele fez uma lista de clipes com músicas no nome. Isso me fez pensar na famigerada expressão, setembro chove? Que se falada rapidamente e pra pegar a pessoa desperbida pode ser entendida como "cê tem bruchove?". Oooooo piada tosca. Mas ela já foi feita por tanta gente que não tem como ser ignorar da agilidade de associações mentais.
Ce tem bruchove? Quê?
Ce tem bruchove? Oi?
Ce tem bruchove? Tenho, vou pegar.
Ce tem bruchove? O meu acabou.
Ce tem bruchove? A imaaaagem do cruzeiro.
Ce tem bruchove? Se eu tenho o quê?
Na internet, uma infinidade de tranqueiras está associada com a expressão. Vide a explicação da origem da expressão:
"A Origem: A expressão Se tem bruchove? surgiu em algum colégio no interior da Bahia, a partir da pergunta de um Guri Retardado, para seu trabalho de Geografia sobre pluviosidade. Bruchove então se difundiu por todas as classes e gêneros de Guris Retardados, sendo foco de uma piada sem-graça, que todos queremos saber o que é, antes de responder se temos ou não com medo do significado que o termo bruchove pode ter. "
Algumas variações são ditas por aí: "Ce tem bruneva?" "Ce tem brusfria?" Mas essas menos difundidas.
E pra acrescentar às músicas da lista do Nicolas, Jorge Ben Jor, do Samba Esquema Novo, de 1963:
Continue lendo >>