Entrevista Baunilha
Além disso, é uma das blogueiras mais conhecidas do Brasil, responsável por vários blogs, o Sedentário e Hiperativo, Smelly Cat, Wishlist, Definir Como..., Baú Wulffmorgenthaler e o Baunilha.org. Por essas e outras nosso papo foi predominante nos blogs com algumas intervenções de trabalho e vida pessoal. Vamos à entrevista.
*** highpop_Primeira de todas. Você tem, de acordo com o Baunilha.org, seis blogs, ainda trabalha e pelo jeito deve fazer mais um monte de coisas. Como dar conta de todos os blogs? Baunilha_Não dou conta quase. Acabo contribuindo um pouquinho em cada, mas dedico mais tempo ao Sedentário e ao Smelly Cat, meus dois blogs do coração. Queria que o Baunilha.org fosse algo mais pessoal, com posts sobre meus devaneios diários, mas acabo não conseguindo fazer isso porque, além de tudo isso, trabalho todos os dias! :D
highpop_Com tantos blogs já teve algum dia que pensou em escrever uma coisa para um blog e postou em outro? Ou coisa do tipo?
Baunilha_Sempre. No S&H, que é um roteador de conteúdo muito mais que um blog pessoal, as vezes deixo para fazer um post depois e quando vou ver já dominou a web. Aí acabo nem publicando mais, pois deixa de ser o 'cool hunter' que gostamos que seja. Mas cada um no S&H tem uma abordagem diferente, inúmeras vezes links que eu deixei passar são postados por outros editores e vice-versa.
highpop_Você lembra do primeiro post de seu primeiro blog de todos os tempos?
Baunilha_"Hello Word!"... Brincadeira. Não lembro meu primeiro post (tive blog há muito tempo na época de "Blogs Miguxos"), mas esse é o meu primeiro post ainda online http://escorredelira.blogspot.com/2006_06_01_archive.html
***
Fui lá no post mais velho da Baunilha ainda no ar, um trecho: "Como Simba já dizia, um ciclo sem fim. Retorcendo e contorcendo o sentido da música. Mas desenhos levam tudo ao lado bom da vida. Sinto aí uma ironia."
***
highpop_Nesses anos de blogosfera, com esses montes de blogs, boa parte de sua vida está contada em todos esses blogs?
Baunilha_Sim e não. Muitos pedaços da minha vida estão online. Mas tem muita coisa offline ainda. Muita coisa pessoal offline. Queria que o Baunilha fosse meu blog pessoal, mas meu Twitter acaba se comportando assim, com meus pensamentos, iras e drops de felicidade.
highpop_No meio de tudo isso você ainda é gerente de presença digital da agência bullet. Alguém já disse que você trabalha demais, ou só dá impressão online? Baunilha_Sim, trabalho demais. Apesar de meus blogs serem totalmente voltados para temas que eu gosto de escrever, que me interesso bastante, dá um grande trabalho manter tudo atualizado e funcionando bonitinho. Mas ainda tenho 512 outros projetos pela frente, só preciso de tempo e
organização.

highpop_Lendo sua descrição no Baunilha.org me chamou atenção o seguinte trecho: "tente deixar bem claro suas intenções e não confunda amizade com romance". Você pode falar mais sobre isso?
Baunilha_Sabe aquela comunidade do Orkut (super brega, mas vamos lá) "Sou legal, não estou te dando mole"? É isso. Tem gente que abusa, acaba perdendo o respeito e cria uma situação constrangedora. Nada específico, não é indireta para ninguém. Mas acaba sempre acontecendo, com as mulheres no geral. Parece que homem sempre tem uma segunda intenção a primeira vista.
highpop_Na mesma descrição tem lá os homens de sua vida:"Neil Gaiman, Chuck Palahniuk, Steven Spielberg...". Como foi esse lance de um dos homens da sua vida te mandar uma twittada?
Baunilha_Absurdo. Absoluto. Não conseguia tirar o olho da tela do meu celular (tinha acabado de sair da sessão de Coraline) e chorei. Não choro sofrido, mas feliz, desacreditada.
***
Isso mesmo, pra quem não sabe Baunilha mandou um tweet para o Neil Gaiman e recebeu um reply. Em seu blog Baunilha.org ela disse o seguinte sobre:
"Totalmente stalker, mandei uma mensagem para o Neil Gaiman, dizendo nada e dizendo tudo ao mesmo tempo. Eu tinha o contato dele, não iria doer. Na mensagem mesmo disse que não esperava que ele fosse ler, nem responder, que eu só precisava mesmo falar. Mas ele respondeu."
***
Baunilha já falou sobre a briga entre os jornalistas e os blogueiros que de vez em quando entram em conflito pelo fato de não jornalistas estarem escrevendo por aí na blogosfera e ganharem. Aproveitei para abordar esse assunto também em nosso papo.
***
highpop_Você já foi convidada para falar dessa coisa de jornalistas e blogueiros. Qual sua opinião sobre a relação de jornalistas e blogueiros hoje em dia?
Baunilha_Ahhhh de novo isso? :PEssa disputa não existe. Nós amamos os jornalistas! E Blogueiro é blogueiro, jornalista é jornalista. Existe jornalista-blogueiro e blogueiro-jornalista, assim como publicitario-blogueiro, cozinheiro-blogueiro, etc-blogueiro. Essa discussão é muito mais para alimentar polêmica do que uma discussão concreta. Não tenho pretensão de ser jornalista, gosto de escrever sobre o que gosto e da forma que acho adequada para o conteúdo. Não é uma disputa, é um estilo. No Smelly Cat, por conta do tema, acabo querendo me aprofundar mais no assunto "animação", levar para os leitores mais referências, opinião, making of, outros trabalhos, acaba ficando com um estilo "jornalístico", mas não é necessariamente. E não acho que exista algum jornalista realmente preocupado com isso não. Assim como não me preocupo nada se o inverso acontece. O mundo hoje é baseado no "share". E acho que se uma pessoa tem know-how em algo ou é interessada em algum assunto, tem mesmo é que compartilhar. Da forma que achar mais adequada, seja em um blog, seja em um jornal ou uma revista.
***
Vez em quando este blog traz algumas entrevistas aqui. Se tiver sugestões de quem gostaria de ver entrevistado aqui, é só comentar ou mandar um email que seu pedido pode ser atendido.











Postar um comentário