E se um dia sumisse tudo na internet?
Sexta-feira passada, o que soa como muito longe e velho, Eric Auchard da Reuters publicou um texto sobre sobre o desaparecimento na internet de alguns arquivos importantes da história, como o acontecido com uma coleção de 20 milhões de páginas de jornais que o Google teve problemas para formatar as imagens e adquirir seus direitos de exibição, o que fez com que, pelo menos temporariamente, os arquivos tenham ficado indisponíveis para as pessoas acessarem.
O texto destaca pontos importantes como: "a Web provou ser um receptáculo ineficiente para a preservação histórica, e boa parte do tesouro que ela abriga fica perdido em um labirinto de páginas de Web alteradas, links quebrados e sites eliminados. O diretor da British Library recentemente alertou em artigo para o jornal Observer que, se essa memória digital não for reparada, corremos o risco de 'criar um buraco negro para os futuros historiadores e escritores'".
Em outro trecho Eric destaca que "o modo como a World Wide Web evoluiu ao longo dos últimos tornou possível deixar obscuro ou mesmo apagar fatos inconvenientes".
Isso tudo me fez pensar o quanto perigoso pode ser isso. Imagine que a qualquer momento este blog, o G1, o Gordo Nerd, o site da MTV, entre todos os outros, podem simplesmente acabar. Assim do nada, como num único segundo pode ser que eles acabem. E toda a informação, produção e conteúdo histórico registrado na web por todas as pessoas envolvidas em todos esses projetos pode simplesmente se perder. Dá muito medo e uma sensação forte de fragilidade.










Postar um comentário